sábado, 13 de junho de 2015

As Espiãs do dia D

Olá meus queridos, como estão?
Hoje venho falar de um ótimo livro. Pra quem gosta de assuntos que envolvam a 2ª Guerra Mundial, e pra quem não tem interesse algum, recomendo, pois esse é ótimo. 





Título: As Espiãs do dia 
Autor: Ken Follett
Editora: Arqueiro
Páginas: 448

Sinopse: Na fúria expansionista do Terceiro Reich, a França é tomada pelas tropas de Hitler. Os alemães ignoram quando e onde, mas estão cientes de que as forças aliadas planejam libertar a Europa. Para a oficial inglesa Felicity Clairet, nunca houve tanto em jogo. Ela sabe que a capacidade de Hitler repelir um ataque depende de suas linhas de comunicação. Assim, a dias da invasão pelos Aliados, não há meta mais importante que inutilizar a maior central telefônica da Europa, alojada num palácio na cidade de Sainte-Cécile. Porém, além de altamente vigiado, esse ponto estratégico é à prova de bombardeios. Quando Felicity e o marido, um dos líderes da Resistência francesa, tentam um ataque direto, Michel é baleado e seu grupo, dizimado.

Abalada pelas baixas sofridas e com sua credibilidade posta em questão por seus superiores, a oficial recebe uma última chance. Ela tem nove dias para formar uma equipe de mulheres e entrar no palácio sob o disfarce de faxineiras. Arriscando a vida para salvar milhões de pessoas, a equipe Jackdaws tentará explodir a fortaleza e aniquilar qualquer chance de comunicação alemã – mesmo sabendo que o inimigo pode estar à sua espera.


Mesmo tendo lido a sinopse, achei que o ataque a central de comunicação alemã instalada na França, seria reduzida a escombros, mas não foi o que aconteceu. Quem for ler, recomendo não se apegar a nenhum personagem, pois coisas imprevisíveis acontecem em uma guerra. 
Ela tem de voltar para Londres deixar sua equipe que ela tão pouco conhecia e fazer seu relado do ocorrido para seus superiores. Mesmo com o fracasso ela já elabora um novo plano, o que quase não é aprovado. Mas será um desafio e tanto.
Ela recebe apenas uma semana para formar uma equipe apenas com mulheres e treina-las. Mas essas mulheres são as que não foram aceitas para trabalhar na guerra, por várias razões. Como controla-las?
Ruby, Jelly, Greta, Diana, Denise, Maude. Uma delas é assassina, outra atiradora, outra engenheira telefônica, todas são fluentes em francês, uma tem um charme irresistível e outra trabalha com explosivos. Mas qual delas faz cada coisa? Como essa missão irá acontecer? Quais obstáculos encontrarão? 
São tantas as perguntas huh? Só pode descobrir lendo, não acha?